As famílias olfativas são caracterizadas pelas notas olfativas (ingredientes) dominantes no perfume.
As principais são:
Cítricos
Limão, mandarina, bergamota e outros cítricos fazem parte desse grupo, um dos mais populares da perfumaria. Com fragrâncias suaves e refrescantes, engloba tanto perfumes masculinos quanto femininos. Pela alta volatilidade de suas notas dominantes, são indicados para climas quentes e duram pouco na pele.
Ex: Tommy Girl – Tommy Hilfiger; Eau d’Hadrien – Annick Goutal; CK One – Calvin Klein; Bulgari Black.
Frescos
(Herbais, Verdes)
Revigorantes, jovens e calmantes, remetem a folhas verdes e frescas (ervas cortadas, folhas amassadas, grama recém cortada). Podem apresentar notas marinhas.
Ex: Kenzo Amour Florale – Kenzo; Trèvert – Afltelier; Polo Sport, Ralph Lauren (masculino), CK Be; Azzaro.
Frutais
Se destaca o aroma de frutas adocicadas, como pêssego, maçã, pêra, ameixa, morango e framboesa (hmmmm!), sem deixar a leveza e o frescor de lado. Apesar do apelo feminino, também existem perfumes masculinos nessa categoria.
Ex: Nina Fantasy – Nina Ricci; Live – Jennifer Lopez; Fantasy – Britney Spears; Acqua di Giò; Armani; Hugo Boss.
Florais
É a mais famosa e tradicional família olfativa, à base de flores como jasmim, lírio, rosas e gardênias, na qual são preparados verdadeiros bouquets (ou só uma flor prepondera). Mais de 50% das fragrâncias femininas caem no floral, incluindo as mais clássicas.
Ex: Poppy Blossom – Coach, Lola – Marc Jacobs; Insolence Blooming Edition – Guerlain; Noa EDP; Channel; Anais Anais; Gabriela Sabatini; 212 Sexy; Hypnôse; Dolce & Gabanna; Romance; Flower Kenzo; 212 Woman; J´adore; Eternity;
Orientais (Adocicados)
Notas mais aveludadas e quentes (frequentemente adocicadas) fazem parte dessa família, como âmbar e baunilha. Os perfumes orientais costumam ser fortes, sensuais e elegantes, mas também pesados. Como as notas de base são a chave da fragrância, têm ótima duração. São tipicamente femininos.
Ex: Hipnotic Poison – Dior; Heat – Beyonce; Shalimar – Guerlain; Amor Amor; Angel; Ferrari Black.
Amadeirados
Vocês sabem o que é um cheiro “amadeirado”, né? Caso não consigam visualizar mentalmente, lembrem de uma sauna seca ou de uma lareira. Em maioria masculinos, os perfumes amadeirados costumam ter fragrâncias mais secas (como pinho e sândalo).
Ex: She Wood – DSquared2; Azzaro – Azarro; Sensuous – Estée Lauder; L´eau D´issey; 212 Men; Dolce & Gabbana Masculino; Ted Lapidus.
Aquáticos
Perfume com cheiro de água? Sim… quase isso! Na verdade, eles representa a sensação que sentimos com a presença da água, seja na proximidade de fontes e cachoeiras, orvalho ou na brisa do mar (no caso, notas marinhas, com algas na composição).
Ex: Sea & Sun – Salvador Dali; Davidoff – Cool Water for Women; L’Eau par Kenzo.
Ozônicos
Se existe perfume com cheiro de água, por que não com cheiro de ar? Como representar o mais puro “cheiro de nada”? As fragrâncias ozônicas são geladinhas, metálicas, incisivas e representam a limpidez cristalina no ar após uma trovoada, segundos antes da tempestade. (Sabe, aquele aroma asséptico que fica no ar, um pouco antes da chuva começar? Ou a sensação de entrar em uma grande salão fechado, quando ele ainda está vazio, com a refrigeração ligada a toda potencia?).
Ex: Silver Mountain Water – Creed; Odeur 53 – Comme des Garçons; Oxygene – Lanvin.
Aromáticos (Fougère)
Família específica para a mistura de aromas cítricos com lavanda e especiarias (amadeiradas), em perfumes masculinos.
Ex: Hugo for Man – Hugo Boss, Joop Go – Joop!; Polo Blue – Ralph Lauren; Animales; Azzaro Silve Black; Paco Rabanne; Polo Sport.
Chipre
Também se trata de uma combinação específica.
Os chipres conseguem reunir o frescor dos cítricos ao fundo quente do musgo e carvalho (amadeirado). São femininos e sofisticados.
Ex: Coco Mademoiselle – Chanel; Very Irresistible L’Intense - Givenchy; Drakkar ?Noir; Polo; Fantasy; Kouros; Miss Dior.
Qual é seu tipo de perfume favorito? Clique na imagem e adquira seu perfume Inspiração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário